Quem teve apendicite está livre do Mal de Parkinson. Será?
Retirar o apêndice pode diminuir os riscos de ter doença de Parkinson?
Os cientistas já haviam identificado a presença de mutações em uma proteína chamada alfa-sinucleína em pacientes portadores do Mal de Parkinson. A novidade foi a descoberta de que o apêndice abriga a alfa-sinucleína e que pessoas submetidas à apendicectomia, ou seja, à retirada cirúrgica do apêndice, têm menor propensão para o desenvolvimento do Mal de Parkinson.
A alfa-sinucleína mutante é capaz de migrar através dos nervo que ligam o trato gastrointestinal, o quê inclui o apêndice, até o cérebro, onde ela exercerá seu efeito neurotóxico.
Essa descoberta parece promissora. Entretanto, por mais sem utilidade que o apêndice seja para o corpo humano, não se recomenda a apendicectomia em pessoas sadias para prevenção do Mal de Parkinson.
Comentários
Postar um comentário
Reunimos orientações genéricas para médicos e leigos, tanto nos posts quanto nos comentários, sem pretensão alguma de substituir a consulta formal com um medico especialista. Incentivamos a participação dos leitores nos comentários, reiterando que não tratamos de situações individuais e nem tão pouco fazemos consultas médicas através deste canal. Críticas são bem-vindas. No entanto, conteúdo constrangedor e inapropriado será apagado.