Demência Fronto Temporal
Uma mulher de 57 anos começa a apresentar há cerca de 2 meses alteração de personalidade que levaram a situações embaraçosas para a família. por exemplo, frequentemente, recusa alimentos que os filhos lhe oferecem alegando estar envenenados com intuito de assassina-la com intenção de receberem a herança. Também não raramente, levantava falsa suspeitas e se exaltava diante da imaginaria infidelidade do marido a cada mulher que o mesmo cumprimentava socialmente, chegando inclusive a acusá-lo de ter filhos fora do casamento. Chegou a se indispor várias vezes com vizinhos e algumas situações por pouco não se tornaram caso de polícia.
Quando inquirido, o marido considerada que já há mais de um ano a paciente já vinha apresentando comportamento diferente. Segundo ele, a paciente sem foi uma mulher muito educada e introvertida, falava baixo. No último ano passou a falar em volume mais alto, interromper o interlocutor durante a conversa, utilizar linguagem chula e passou a ser invasiva, bombardeando sistematicamente pessoas sem intimidade com perguntas sobre a vida pessoal delas, algo que antes jamais faria. À mesa, sempre respeitou muito bem todas as normas de etiqueta, mas nos últimos meses passou não apenas a ignora-las, mas também a ser grosseira, servindo-se com as mãos por exemplo. Sempre vestiu-se de maneira elegante, mas ao longo dos meses passou gradativamente a desleixar-se com a combinação e estilo das roupas. A memória, por outro lado, parecia permanecer intacta.
O exame de ressonância magnética mostra atrofia fronto-temporal bilateral simétrica.
Os sintomas iniciais mais comuns da demência fronto temporal (DFT) incluem alteração progressiva da personalidade, comprometendo o relacionamento social, dificuldade com a linguagem comprometendo a comunicação, desinibição e impulsividade.
Comentários
Postar um comentário
Reunimos orientações genéricas para médicos e leigos, tanto nos posts quanto nos comentários, sem pretensão alguma de substituir a consulta formal com um medico especialista. Incentivamos a participação dos leitores nos comentários, reiterando que não tratamos de situações individuais e nem tão pouco fazemos consultas médicas através deste canal. Críticas são bem-vindas. No entanto, conteúdo constrangedor e inapropriado será apagado.