Pets robôs trazem alegria a pessoas com Alzheimer
Pets robôs trazem alegria a pessoas com Alzheimer
Algum tempo após o diagnóstico de demência, torna-se evidente para muitas famílias que seu idoso necessitará de cuidados além dos quais elas conseguem prover e por isso muitas destas famílias precisam transferir seus idosos para instituições de moradia assistida especializadas. O paciente gradualmente perde a conexão com o mundo externo, passando a ter dificuldade para reconhecer tudo o que antes lhe era familiar, como objetos pessoais, locais, canções, pessoas, alimentos preferidos, etc. Anos depois, o vocabulário torna-se pobre. As frases se reduzem a poucas palavras curtas, verbos substituem pronomes, palavras sem significado são criadas para preencher lacunas no discurso e finalmente o paciente torna-se incompreensível.
Este processo, entretanto, não progride de maneira linear. Os pacientes têm momentos de maior confusão em que ficam mais desorientados e momentos de lucidez parcial em que podem ter consciência de suas dificuldades. Durante os períodos de consciência, podem sentir solidão e tristeza diante da própria realidade de vida.
Várias estratégias podem ser usadas para minimizar essa sensação. Já mostramos em outro post dar uma boneca para o paciente cuidar como um bebê real é uma delas. Estes artigos mostram que animais de estimação robotizados também ajudam esses idosos com demência a superar a sensação de solidão.
Bem diferente de um Pet real, um robô não necessita de cuidados diários, responsabilidade que estes idosos seriam incapazes de assumir. Por outro lado, existem Pets robôs surpreendentemente realísticos, com pêlos macios, ruídos característicos e reações à interação com humanos tal como animais de verdade.
Não conheço nenhum Pet robô à venda no mercado para essa finalidade específica, mas vejo que, na prática, animais de brinquedo funcionam tão bem quanto a literatura indica.
The Utilization of Robotic Pets in Dementia Care
👉 Sandra Petersen et al. J Alzheimers Dis. 2017.
Impacts of Low-cost Robotic Pets for Older Adults and People With Dementia: Scoping Review
👉 Wei Qi Koh et al. JMIR Rehabil Assist Technol. 2021.
Robotic Companion Pets and Seniors With Dementia in Nursing Homes
👉 Samantha Walker. Prof Case Manag. 2022 Mar-Apr.
Comentários
Postar um comentário
Reunimos orientações genéricas para médicos e leigos, tanto nos posts quanto nos comentários, sem pretensão alguma de substituir a consulta formal com um medico especialista. Incentivamos a participação dos leitores nos comentários, reiterando que não tratamos de situações individuais e nem tão pouco fazemos consultas médicas através deste canal. Críticas são bem-vindas. No entanto, conteúdo constrangedor e inapropriado será apagado.