O que é epilepsia?
O que é epilepsia?
Epilepsia é um distúrbio do cérebro em que crises epilépticas ocorrem de maneira recorrente, sem alerta prévio. Vários tipos de crise epiléptica podem ocorrer na epilepsia. A crise convulsiva, ou "convulsão" é o tipo mais conhecido.
Uma "convulsão" é como uma “tempestade elétrica” no cérebro. Durante a crise, o padrão de atividade elétrica normal do cérebro é alterado. O cérebro torna-se temporariamente hiper-reativo e os neurônios passam disparar impulsos elétricos simultaneamente e de maneira irregular. Isto leva à alterações no comportamento e no funcionamento do corpo.
Tanto crises focais quanto generalizadas podem estar associadas a alteração da consciência e a sintomas motores, como espasmos, abalos motores, rigidez, etc. Alguns pacientes relatam que conseguem compreender mas não conseguem falar durante as crises. Outros relatam que têm dificuldade para verbalizar a frase ou palavra e parecem estar confusos durante. Alguns podem de fato interagir de maneira inapropriada e ao fim da crise não se lembrarem do que ocorreu durante.
Ter uma única crise epiléptica isolada não implica que a pessoa tenha epilepsia. Muitas pessoas tem crises convulsivas e não desenvolvem epilepsia, ou seja, as crises não nunca recorrerão. Uma pessoa não é considerada portadora de epilepsia até que ela tenha apresentado duas ou mais crises epilépticas.
O que causa epilepsia?
Qualquer fator que perturbe o funcionamento normal do cérebro pode levar a uma crise epiléptica. Entretanto, a causa não é encontrada na maioria dos pacientes. Algumas possíveis causas são:
- Infecções do sistema nervoso que causam lesões permanentes no cérebro.
- Lesões decorrentes de problemas que comprometem a circulação sanguínea cerebral, como AVC ou aneurimas.
- Anormalidades no desenvolvimento do cérebro.
- Tumores cerebrais benignos ou malignos.
- Causas hereditárias.
- Traumatismo craniano.
O que podemos fazer se presenciarmos alguém "convulsionando"?
Uma "convulsão" típica dura 1-2 minutos. Permaneça com pessoa e se a crise durar 3-5 minutos ou mais (crise longa), significa que a pessoa precisa ser levada a um serviço médico. Procure manter a calma e jamais tente conter a pessoa, interromper os movimentos ou inserir qualquer coisa em sua boca com intuito de impedir que a língua "enrole".
Como é a qualidade de vida com tratamento?
Comentários
Postar um comentário
Reunimos orientações genéricas para médicos e leigos, tanto nos posts quanto nos comentários, sem pretensão alguma de substituir a consulta formal com um medico especialista. Incentivamos a participação dos leitores nos comentários, reiterando que não tratamos de situações individuais e nem tão pouco fazemos consultas médicas através deste canal. Críticas são bem-vindas. No entanto, conteúdo constrangedor e inapropriado será apagado.