Você está sob risco de ter um AVC?

Você está sob risco de ter um AVC? 

O AVC isquêmico é causado pela obstrução de uma vaso que promove a irrigação sanguínea do cérebro, o que pode ocorrer em situações diversas. 

Qualquer pessoa pode ter um AVC, mas alguns fatores aumentam a chance dele ocorrer. São os chamados fatores de risco. Alguns fatores de risco podem ser controlados. Se você tiver algum destes fatores de risco modificáveis, vale a pena conversar com seu médico sobre estratégias para controla-los e assim reduzir o risco de ter não apenas o AVC, mas também outras doenças cardiovasculares. 

  • Hipertensão arterial


É o principal fator de risco. A pressão ideal é até 120/80. Acima de 140/90 a pressão causa lesão no vaso, favorecendo estreitamento, liberação de coágulos ou ruptura com sangramento. 


  • Tabagismo


Fumar aumenta a chance de morrer pelo AVC. Torna o sangue mais propenso a formar coágulos e diminui o HDL, chamado de colesterol bom. O cigarro contém várias toxinas que causam lesão na parede do vaso, favorecendo a aglutinação de coágulos que obstruem a passagem do sangue. 


  • Obesidade


Excesso de células gordurosas, particularmente no abdome, favorecem um estado inflamatório que dificulta a circulação e aumenta o risco de bloqueio ao fluxo de sangue, ambos conhecidas causas de AVC. 


  • Idade 


O AVC pode ocorrer em qualquer idade, mas com o envelhecimento, a função de todos os órgãos deteriora progressivamente. A partir dos 55 anos de idade, a chance de ter um AVC dobra a cada década de vida a mais. 


  • Gênero 


De acordo com as estatísticas da American Heart Association, mulheres têm AVC com mais idade e como tendem a ter expectativa de vida maior, a prevalência de AVC no sexo feminino é maior em relação aos homens. Também, a recuperação completa do AVC é menos provável nas mulheres. 


  • Diabetes 


Diabetes causa anormalidades nas células que constituem a parede dos vasos sanguíneos, favorecendo um estado de inflamação responsável pela aglutinação de coágulos que causa a obstrução do vaso.





Maneiras para diminuir seu risco de ter AVC 


  • Praticando exercício físico

Tenha por objeto praticar pelo menos 150 min por semana de atividade física moderada. Esses 150 minutos não precisam ser contínuos, você pode divididos da maneira que for mais conveniente para se adaptar à sua rotina. Por exemplo, uma pessoa que caminha 15 minutos para ir ao trabalho de manhã e mais 15 minutos para voltar a tarde, de segunda a sexta feira, já cumpriu a meta. 



Em paralelo, evite permanecer longos períodos sentado. Faça pausas para andar, circulando um pouco pelo ambiente, inclusive no local de trabalho. 


  • Dieta saudável

Limite a quantidade de carne vermelha e alimentos processados, como embutidos, na sua dieta. Evite gordura trans e reduza a quantidade de sódio (sal) na dieta. Procure comer mais grãos integrais, vegetais, frutas, nozes, castanhas e sementes, iogurte, e peixes. 


  • Controlando a pressão arterial

Embora a pressão arterial seja considerada alta a partir de 140/90, o ideal é mantê-la em 120/80 ou abaixo disso. Ou seja, para prevenção do AVC, quanto mais baixa melhor.


Além de prescrever medicações anti-hipertensivos, seu médico irá orienta-lo em relação às várias estratégias não medicamentosas que ajudam a manter a pressão arterial controlada, como perda de peso, atividade física e dieta adequada.





 👉  Stroke. 2021 Jul;52(7):e364-e467.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Demência Fronto Temporal

O que é epilepsia?

Trombectomia: oportunidade para salvar o cérebro